segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Quando necessitei de adquirir novos computadores, não hesitei e optei pela marca Sony Vaio.

Adquirir aparelhos da marca Sony é um hábito, que já vem de longe. Tudo em minha casa (rádios, LCDs, televisores, máquinas de filmar, máquinas de fotografar, GPS e computadores) é da marca Sony.


Na hora de tomar decisões, já estava decidido, comprava-se da marca Sony.

E assim fiz, em 27/06/2009, na mesma loja adquiri dois computadores da marca Sony Vaio, um para mim e o outro para o meu pai.


Tudo correu bem, até que, no meu computador surgiu uma avaria, a ventoinha de arrefecimento começou a fazer barulho e o disco danificou-se.


Telefonicamente foi contactada a assistência Sony Vaio, que mandou que a DHL, em 10/11/2009, procedesse à recolha do computador, na minha residência.


Em 18/11/2009, passados oito dias o computador foi entregue pela DHL, na minha residência, supostamente reparado.


Depois de desembalado e colocado em cima da mesa de trabalho, de imediato se constatou que o computador não assentava bem, originando que ao trabalhar, ele baloiçasse, tornando-o instável.

Foram necessários vários telefonemas para a assistência Sony Vaio, entender que o computador tinha vindo com um problema que antes não tinha.



Em 20/11/2009, passados dois dias, o computador, a mando da assistência foi novamente recolhido pela DHL, na minha residência.


Em 25/11/2009, passados cinco dias, o computador, novamente, foi entregue pela DHL, na minha residência, supostamente reparado.


Depois de colocado sobre a mesa de trabalho verificou-se que a anomalia permanecia, não tinha sido reparada.



Mais uma vez, foi contactada a assistência que o mandou recolher pela DHL, em 02/12/2009, já lá vão 50 dias, quase dois meses.


Assiduamente, tenho telefonado para a assistência que me tem dado sempre respostas evasivas, sendo a mais comum “o computador foi enviado para os serviços técnicos para testes, para a semana o assunto fica resolvido”.


Entretanto neste compasso de espera e desespero porque o computador faz falta, enviei dois mails para a Sony e que ficaram sem resposta até hoje. Assim, como aguardo, também, os contactos telefónicos por parte da Sony que me foram prometidos, mas nunca concretizados. Para eles certamente as prioridades são diferentes das minhas.


Ainda hoje, ao escrever estas linhas não sei quando me devolverão o computador e em que condições ou qual será o desfecho do caso.


Se atentarmos ao tempo em que esta saga começou, já estou privado do computador há mais de dois meses, tempo demasiado para uma simples reparação. Não é admissível, é absurdo que uma empresa como a Sony Vaio sem dar qualquer explicação plausível, retenha um computador nestas condições, que está a fazer falta e que só por esse motivo foi comprado.


Quem se responsabiliza pelos transtornos que a situação está a causar, uma vez que está a atrasar a minha vida académica com trabalhos e uma tese de mestrado para apresentar?


Para o futuro, em minha casa, Sony nunca mais, porque constato que a assistência pós venda não funciona.




2 comentários:

  1. Boa tarde,

    Peço desculpa por incomodar. Estive a ler neste blog a sua odisseia com o seu vaio. Infelizmente, eu também tenho um vaio e tenho tido alguns problemas com a assistência. De cada vez que ele vem de arranjar, vem com um problema diferente. Já foi duas vezes, das duas vezes veio muito pior do que o que foi, sendo que o primeiro problema tinha sido apenas um problema na ligação do cabo da bateria. Neste momento, o computador tinha 2 discos de origem, e veio só com um a ser reconhecido, para além de que com erros, a desligar sem razão... Enfim... Sinto que devo estar a meio da minha própria odisseia com um vaio. Liguei para a assistência, um número que me foi dado pela Fnac, e a resposta deles é mandar arranjar, só à terceira tentativa falhada é que eles pensam eventualmente em trocar ou devolver o dinheiro. E nisto, eu ando há 3 meses sem o meu computador de trabalho. Pelo que li por aqui, teve de falar com a Sony Internacional para conseguir algumas respostas. Estive a procurar números para ligar, já mandei não sei quantos emails, mas, ou é de mim, ou é mesmo difícil conseguir apresentar uma queixa ou ligar para um número de assistência internacional. Acha que me pode dizer os números ou email para onde ligou ou como conseguiu chegar lá? Peço desculpa por incomodar mas de facto isto começa a ser complicado e, antes de ter uma experiência como a sua, gostava de começar já a tentar resolver a situação.

    Obrigada e, mais uma vez, peço desculpa por incomodar.

    Atenciosamente,
    Ana Sofia.

    ResponderEliminar
  2. Boa noite
    telefonicamente foi sempre pelo numero da assistência da sony vaio, que após insistir para falar com um responsável me ligavam de volta. Outras vezes ligavam em resposta a e-mails que enviei para:
    customersupport.pt@vaio-link.com
    support@vaio-link.com
    kmizuno@vaio-link.com
    cic.portugal@eu.sony.com
    howard_stringer@sonyusa.com

    Cumprimentos,
    Miguel D

    ResponderEliminar